lang="pt-BR" Abratt – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIAS NÃO DESTRUTIVAS

noticias

< voltar

ABRATT e Alper ressaltam importância dos eventos online da AESabesp

O presidente da associação de MND, Hélio Rosas, e o diretor da consultora de seguros, Robert Hufnagel, integraram o webinar “Reflexo da pandemia nas empresas e preparação para retomada”, realizado em 2 de julho.

No dia 2 de julho a AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp promoveu o webinar “Reflexo da pandemia nas empresas e preparação para retomada” em seu programa AESabesp Online, com presença da ABRATT (Associação Brasileira de Tecnologias Não Destrutivas) e da Alper Partners. A presidente da AESabesp, Viviana Borges, participou como

“O webinar realmente foi muito interessante e uma grande oportunidade para o setor de MND expor o que está acontecendo a nível nacional e internacional, após o início dessa pandemia do covid-19”, ressalta o presidente da ABRATT, Hélio Rosas, ao relatar sobre sua participação no evento.

“Gostaria de agradecer em nome da Viviana Borges, nossa querida presidente, todo apoio que temos recebido e o convite da AESabesp para participar desse webinar”, diz. Ele conta que no evento explicou aos participantes online o que é o Método Não Destrutivo de uma forma bastante simples, de forma que todos puderam entender, e também sobre a ABRATT. “Entramos no primeiro tema que foi ‘Os impactos do covid-19 no setor de MND’. Nessa ocasião, falei como está cada setor de energia, óleo e gás, telefonia, fibra ótica, água e esgoto. Como o MND está em cada um desses setores, alguns deles setores não sofreram grandes impactos e outros sofreram um pouco mais. De uma forma geral, o MND está bem no mercado de métodos não destrutivos”, explica Hélio Rosas.

Outro importante assunto abordado no webinar, conforme o presidente da ABRATT, foi o encontro No-Dig Show, que seria realizado (em parceria com a AESabesp) no mês de junho deste ano, em São Paulo, e que devido à pandemia foi adiado para 2021.

“O evento será realizado em março/abril do ano que vem. Foi uma perda muito grande. Seria o primeiro evento de MND com demonstrações ao vivo feito aqui na América Latina”, descreve e adianta que o espaço escolhido para a realização é a Ponte Pequena, nas instalações da Sabesp. “O projeto já estava elaborado e agora vamos entrar na fase de divulgação e com suporte da International Society of Trenchless Technology – ISTT, que coordena todas as associações do mundo inteiro de Métodos Não Destrutivos. Então, foi o impacto mais significativo no setor”, avalia Hélio Rosas. “Em termos de fatores positivos, tivemos a oportunidade de falar de várias obras que estão sendo feitas não só no Brasil como no mundo inteiro para combater a covid-19 usando métodos não destrutivos”, salienta.

 

Helio Rosas lembra ainda que na ocasião comentou sobre uma doação de um dos associados da ABRATT que é fabricante de máquinas perfuratriz a XMG e que doou 10 mil máscaras para a entidade. “Nesta terça-feira, 28 de julho, nós doamos essas 10 mil máscaras para uma entidade de idosos carentes em São Bernardo do Campo. É uma entidade que cuida de idosos que foram abandonados por parentes e amigos”, diz. “Ficamos sensibilizados e fizemos a doação para a entidade”, completa. “Por último, falamos sobre a preparação para retomada do MND, que não sofreu muito impacto, houve poucas demissões e acreditamos que muitos escritórios, principalmente a parte administrativa, irão continuar trabalhando em home office”, recorda Helio.

“Foi muito gratificante. Agradeço pela oportunidade. Foi uma chance de mostrar como está o cenário do MND, o que o setor está fazendo para enfrentar a crise da covid-19, qual será o futuro após a pandemia e o ‘novo normal’. Felicidades a todos”, conclui o presidente da ABRATT.

 

 

O diretor da Alper Partners, Robert Hufnagel, também falou sobre sua presença no encontro online. “Foi uma grande satisfação poder participar do webinar da AESabesp”, destaca.  Segundo ele, trata-se de excelente iniciativa voltada não só aos associados, mas também a todos os não associados da entidade, reunindo empresas e lideranças de um dos mais importantes setores brasileiros. “Gostei muito de poder compartilhar a experiência e o momento que estamos passando, pois nunca imaginamos passar por tantas mudanças em tão curto espaço de tempo e, principalmente, uma mudança de mindset e visão de risco para o mercado de seguros de análise de matriz de risco”, conclui Robert Hufnagel.

Para assistir ou rever o webinar, que contou também com a presença de Marcelo Leite, diretor comercial de saúde da Alper PME. Clique aqui:

http://www.aesabesp.org.br/2020/07/03/assista-ao-webinar-reflexo-da-pandemia-nas-empresas-e-preparacao-para-retomada/