lang="pt-BR" Abratt – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIAS NÃO DESTRUTIVAS

noticias

< voltar

O MND AO REDOR DO MUNDO E NO BRASIL

O MND AO REDOR DO MUNDO E NO BRASIL

Volume 1 – Número 10 Outubro 2018 – Trenchless Technology (Benjamin Midea) USA

OUTUBRO ROSA

(SEM OBRAS SÓ UMA HOMENGEM ÀS MULHERES)

A PRESENÇA DA MULHER NO MND

Nos arredores da cidade de Willamette Valley no Oregon, USA Apryl Fouts é conhecida como a “Diva dos Perfuradores” pelos seus colegas e clientes, e pode ser encontrada sentada no assento de controle de uma perfuratriz direcional de HDD por 14 anos, e tem participado de projetos desafiadores.

Apryl e seu marido Mike, começaram sua empresa Willamette Valley Underground In, em 2009, mas eles já vinham fazendo perfurações direcionais alguns anos antes quando o marido dela a encorajou sair de uma loja de varejo e aprender a fazer perfuração horizontal direcional. Hoje Apryl e Mike têm seu próprio negócio, empregam diversos funcionários inclusive um dele é um dos filhos do casal, que tem um a frota de três perfuratrizes VERMEER.

PANTERA COR DE ROSA: Enquanto o casal gerencia a empresa para manter as três perfuratrizes ocupadas foi a recente aquisição que Apryl fez, que chama a atenção de todos, a VERMEER D23x30 S3, também conhecida como a PANTERA COR DE ROSA, com um decalque da “DIVA DOS PERFURADORES” no assento dos operadores.

Nós tivemos a chance de demonstrar a VERMEER D23x30 S3 em algumas obras e Apryl ficou muito impressionada. Nick Frappler, o vendedor me disse que poderia adquirir uma que ele pintaria na cor que eu quisesse” disse Apryl, então, escolhi a PANTERA COR DE ROSA, que eu pesquisei nas cores utilizadas pelos colecionadores de MUSCLE CARS da década de 70 (Muscle car é um termo usado para definir uma variedade de carros com potência, tamanho e performance elevadas) na revista MOPAR FM3, e vi que combinava com a minha personalidade, explicou Apryl.

Ela recebeu o apelido de “DIVA DOS PERFURADORES” muitos anos antes de ter fundado a empresa, em reconhecimento ao trabalho duro, talento e perseverança que sempre demonstrou.

No início dos anos 2000, Apryl trabalhava em dois empregos quando o marido estava iniciando sua carreira como perfurador trabalhando para outra perfuradora àquela época e ele entusiasmado foi animado pela esposa, que em seguida também mudou para o setor de construção de redes subterrâneas. A perfuradora para quem a gente trabalhava me disse que me daria seis semanas para eu avaliar o trabalho, explicou Apryl, pois ela tinha dúvidas pois seria o primeiro empreiteiro a contratar um casal. Depois de trabalharmoscom uma equipe da empresa por um mês e meio, nosso patrão nos deu uma máquina e formamos nossa própria equipe. A partir daí passamos a trabalhar juntos, o que fazemos até hoje.

No começo da carreira um colega disse que ela nunca conseguiria operar uma perfuratriz grande, comentário que deixou ela furiosa. Determinada a provar que ele estava errado, ela continua se instruindo e se esforçando, procurando sempre executar os furos mais longos e difíceis. Com isso ela acabou chamando a atenção dos outros colegas até que um dia numa perfuração muito difícil, um colega deu a ela o apelido de “DIVA DOS PERFURADORES”, apelido que ela mantém até agora, 12 anos depois.

Aqui no Brasil selecionei para representar todas as mulheres do setor (nos meus cursos contabilizei mais de 100 engenheiras e técnicas), duas mulheres, a primeira LUCIANA CARLA FERREIRA DE SOUZA. Comela e o prefeito de Jaguariúna, TARCISIO CHIAVEGATO, iniciamos o ciclo de troca de redes de água de cimento amianto por PEAD no ano de 2003, com arrebentamento pelo mesmo caminhamento. Um desafio para a troca de 1250 m na praça principal da cidade. O sucesso, levou à troca de mais de 60 km, e a LUCIANA esteve à testa desse projeto, talvez sem saber, que a partir dele, o Brasil passaria a troca centenas de quilômetros por esse método. Com a redução da perda d´água de 66% para níveis mínimos atuais hoje, dentro das médias mundiais, trabalho que imediatamente se expandiu para a vizinha metrópole de Campinas com a SANASA, e consagrou-se em São Paulo, com a SABESP, num audacioso programa financiado pelo Agência Japonesa de Desenvolvimento, atualmente em andamento.

A nossa outra homenageada é a ROSIMAR JACONE, entre nós conhecida por ROSI. Vendedora da XCMG, entregou-se ao trabalho de enfrentar marcas tradicionais, fornecedoras de perfuratrizes direcionais (HDD), e logrando enorme êxito com a venda de dezenas de máquinas. A ROSI, a LUCIANA, foram escolhidas como nossas divas, para representar todas as mulheres de alguma forma se envolveram com o MND.

O setor conta hoje com mais de 200 empresas no setor de HDD, e mais de 30 empresas nos outros métodos que desfilam pelos nossos boletins. Ainda iremos mais longe, temos certeza, e ainda ampliaremos a participação da mulher no setor.

COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO (Conselhos da Apryl)

Em 2009 no meio de uma recessão, os Fouts decidiram que era a época para tentar uma aventura, trabalhar por conta própria. Nós queríamos decidir sobre nossas próprias vidas e horários, disse Apryl. Nossos dois filhos estavam crescendo e nós queríamos mais flexibilidade para passar mais tempo com eles. A empresa nos deu a oportunidade de estar com eles mais frequentemente à medida que eles cresciam.

Ao fim de tudo, a família toda acabou ajudando a empresa chegar onde está hoje. Agora, o filho mais velho trabalha em tempo integral com eles. Antes de contratá-lo definitivamente, perguntaram a ele se ele nãogostaria de adquirir alguma experiência com outro perfurador. Foi muito importante para nós que o Mike adquirisse sua experiência trabalhando com outras pessoas, disse Apryl. Durante essa fase ele aprendeu muito e cresceu. Ele conseguiu sua licença especial CDL, sabe como operar uma perfuratriz e hoje tem sua equipe própria.

Apryl também narra que o filho mais novo, Benjamin, hoje com 14 anos, ajuda sempre que está por perto, na oficina. “Ele ama estar ali naquele meio, e faz tudo que lhe pedem” ela disse. Agora mesmo, é lógico nós só queremos que ele aproveite seu tempo juvenil. Haverá oportunidades para ele à medida em que ele fica mais velho.

A empresa expandiu. Os Fouts começaram com uma perfuratriz que eles chamam de “calhambeque”, um D6x6, adicionaram um D9x13, e o D23x30 S3, eles também têm uma máquina de escavação à vácuo VX50- 5000, um mini escavador, basculante e alguns trailers.

Eles trabalham para empresas de eletricidade e redes subterrâneas, mas ganharam muita reputação trabalhando em redes de água e esgoto por declividade, e Apryl elogia o marido pelo retrospecto que ele possui nessa área. “Ele é muito bom no cálculo dos percentuais quando executando declividade”, o melhor que eu já vi, disse ela.

UMA VIDA EM CIMA DA PERFURATRIZ

Dado que a empresa vem crescendo, o lugar favorito de Apryl é no assento do operador de uma perfuratriz, a dela, a PANTERA COR DE ROSA, que aliás tem um decalque da famosa imagem do cinema, o que certamente chama a atenção de todo mundo, clientes e o público em geral. A primeira vez que eu vi a máquina, já me apaixonei por ela. É linda, e é fácil de operar. Além da cor que é o máximo ela também é muito silenciosa, como jamais eu havia operado outra. É a máquina correta para continuar crescendo. Ela chama a atenção de clientes e do público, ela e única, uma coisa que ninguém havia visto antes e que não irá ver outra. Eu espero que outras mulheres se animem com a minha história. É um setor da economia com muita segurança e trabalho além de uma remuneração melhor do que numa loja de varejo.

CONSELHO PARA OUTRAS MULHERES

April diz que saindo da “zona de conforto” para uma carreira na construção não foi fácil, e quando lhe perguntam que conselho daria a outras mulheres, ela responde: “Para que deixem de ter medo de searriscarem fora da área que os outros esperam que ela fique, e tentar sempre fazer alguma coisa diferente. Eu nunca havia posto a bota no barro quando eu era criança; eu odiava a sujeira“.

Hoje eu adora estar fora voltando embarreada para casa, exatamente como meus filhos vinham. Eu me sinto bem. Ninguém me diga que a construção não é lugar para mulheres. É uma das melhores profissões que existem”.

Ao pensar em contratar uma obra de MND, comece pelos estudos preliminares, levante informações necessárias e suficientes, com nível de precisão adequado, e contrate um projetista que dará a esses levantamentos o prosseguimento adequado, para um projeto qualificado, que permita uma contratação sem pleitos e paralisações, entregues por empreiteiros qualificados no preço e no prazo contratados.

Matéria do exterior traduzida pelo Engº Sérgio Palazzo, com autorização do diretor da Trenchless Technology, Bernard (Bernie) Krzys e com o apoio de Kayla Breja, especialista do produto na VERMEER.

SAP SERVICE ENGENHEIROS CONSULTORES

RUA PICADILLY, Nº 20

VALINHOS – SP

CEP 13278-280

TEL: 019 3869-1000

CEL: 019 99219-5511

E-MAIL: SPALAZZO@SAPSERVICE.COM.BR