lang="pt-BR" Abratt – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIAS NÃO DESTRUTIVAS

noticias

< voltar

CASE DE HDD DE SUCESSO

CASE DE SUCESSO – Maior diâmetro em duto de aço instalado pela COMGÁS utilizando perfuratriz XCMZ.

Tradicional empresa de perfuração direcional (HDD) está participando do maior projeto de gasoduto do país, projeto COMGÁS e CAMARGO CORRÊA CCINFRA, instalação duto de aço de 20 polegadas, solo argilo-arenoso, alto SPT, travessias entre 200 mts e 1.500 mts.
A perfuratriz chinesa XCMZ, modelo 450 S PLUS, realiza no Brasil primeira instalação de gasoduto grande diâmetro.

DESAFIOS

PESO COLUNA

Um dos desafios deste projeto é o peso da coluna, 450 metros de duto de aço 20 polegadas, representou em torno de 75 toneladas. A equipe de especialistas dimensionou as forças de cargas externas e forças de empuxo no interior do furo.

 

GEOLOGIA

Um dos parâmetros de sucesso para o sucesso do projeto é a caracterização e
estudo aprofundado do solo. Solo composto por argila, silte-arenoso, argila pouco
plástica e com alto SPT (dureza do solo). Nesta região de serra do mar, houve pequenos influxo de água no interior do furo, necessário o controle deste influxo com o fluido de perfuração e controle das pressões e do tempo de avanço (ROP).

 

FLUIDO DE PERFURAÇÃO

O fluido de perfuração é um dos principais parâmetros em projetos de perfuração direcional (HDD), geralmente, os problemas estão associados ao fluido de perfuração, causado pela indicação incorreta do mesmo. No projeto do fluido de perfuração, são analisadas variáveis para a indicação correta do fluido de perfuração, tais como, capacidade de limpeza do fluido (LE), capacidade estabilização do fluido, dimensionamento da vazão, tipo de solo, diâmetro do alargamento final, sólidos gerados por metro, tipo de duto (aço ou pead), velocidade de avanço (ROP) e etc.

 

RESULTADOS

Além dos parâmetros citados acima, a perfuratriz XCMZ 450 S PLUS, apresentou bons parâmetros de pull-back, torque e vazão média.


Também foram projetados ferramentas de corte para solo duro, alto SPT, ferramentas da marca ROMTEC. A base do fluido de perfuração foi com bentonita da marca bentonisa, verdadeira bentonita de alto rendimento, formulada com parâmetros específicos para projetos de perfuração direcional (HDD), com alta
capacidade de limpeza dos sólidos gerados, alta capacidade de estabilidade do solo e livre de areia. As atuais bentonitas do mercado, possui alto teor de areia, comprometendo todas as funções da bentonita e desgastes prematuro dos equipamentos.


Em projetos de HDD/MND, todos os parâmetros são calculados, objetivando otimização dos parâmetros operacionais e do fluido de perfuração.
O não-dimensionamento aumenta consideravelmente o risco do projeto, além dos altos custo com fluido de perfuração e manutenção.

A instalação do duto aço 20 polegadas, 380 mts, foi concluída com muito sucesso, baixo parâmetros de força e torque do equipamento, resultando em menor desgate e manutenção dos equipamentos. A empresa PRIME MUD realizou a indicação e projeto do fluido de perfuração e suporte de campo. A empresa HDD possui um time de especialistas com know-how em HDD, conte conosco!