lang="pt-BR" Abratt – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIAS NÃO DESTRUTIVAS

noticias

< voltar

Doações de máscaras para a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide

A diretoria da ABRATT representada pelo seu presidente Helio Rosas, diretores Enio de Aguiar e Kai Hung, Diretor da Sanit Zulmiro Machado e eng. Alexandre Costa estiveram na sede da CASA DOS VELHINHOS DONA ADELAIDE em São Bernardo do Campo onde foram recebidos calorosamente durante a cerimônia de doação das 10.000 mascaras da XCMG. Esta entidade foi escolhida devido ao trabalho fantástico de atendimento a idosos carentes e abandonados. Como ela só recebe 40% das suas necessidades da Prefeitura de SBC, esta diretoria se sensibilizou e também decidiu doar uma mensalidade no valor de R$ 370,00 por mês ao asilo.

Veja as fotos, carta de agradecimento, bem como a apresentação da entidade.

São Bernardo do Campo, 28 de julho de 2020

 

Carta de Agradecimento

         A Casa dos Velhinhos Dona Adelaide vem através desta agradecer a  doação de máscaras descartáveis pela  ABRATT- associação de MND  as quais são de extrema importância para os cuidados com  nossos residentes neste período de pandemia COVID-19.

A Casa dos Velhinhos Dona Adelaide é uma entidade de assistência social, caritativa, que atende 36 pessoas idosas, de ambos os sexos, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, com diversas dificuldades e limitações. A casa sobrevive de: doações, eventos promovidos pela diretoria e voluntários, bazar beneficente permanente, contribuições de associados, convênio com a prefeitura, projetos “Amigos da Casa” e 70% do benefício recebido por alguns idosos (conforme o Estatuto do Idoso).

Agradecemos a parceria e o carinho com nossa instituição e aguardamos uma próxima visita.

Atenciosamente,

JURACI ALVES

COORDENADORA

CASA DOS VELHINHOS DONA ADELAIDE

DESDE 13 DE MAIO DE 1985 ATENDENDO IDOSOS CARENTES
DECLARADA UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL PELA LEI 3262 DE 17/11/88
DECLARADA UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL PELA PORTARIA 3246 DE 27/10/04
DECLARADA UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL – DECRETO N. 49.418 DE 24/02/05
REGISTROS: CMAS 079 – CMI 01 – CNAS 093/2006 – CCEAS 010/2006
CNPJ 55.054.738/0001-23

CARTA DE APRESENTAÇÃO

 

IDENTIFICAÇÃO


NOME DA ENTIDADE:
Casa dos Velhinhos Dona Adelaide
ENDEREÇO: Rua Príncipe Humberto, 250 – Vila Campestre/São Bernardo do Campo – SP – CEP: 09725-200
TELEFONE: (011) 4123-9456 ou 4123-1504 – Whatssap : 11.9.3045-4041
CNPJ: 55 054 738/0001-23
SITE: www.velhinhosadelaide.org.br
EMAIL: contato@velhinhosadelaide.org.br

Missão: Promover a qualidade de vida e inclusão social da pessoa acima de 60 anos de São Bernardo do Campo que não dispõe condições de permanecer com a família, em situação de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, através de morada e atividades sociais.

Visão: Ampliar a visibilidade e reconhecimento da Instituição, como referência no acolhimento institucional de idosos vulneráveis, visando à alta sustentabilidade.

Valores: Humanização; Manutenção e Inclusão Social; Respeito Ético no Exercício da Atividade pelos Funcionários e Voluntários e Transparência da Gestão.

APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Casa dos Velhinhos Dona Adelaide foi fundada em 13 de Maio de 1985, no Município de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, embora o trabalho executado por sua fundadora exista há quase meio século. A Casa sempre esteve localizada próxima à região central, com sede própria construída há mais de quinze anos em um terreno cedido pela prefeitura por uso de comodato por 99 anos, no bairro Vila Campestre. É uma entidade civil de direito privado beneficente, filantrópico, caritativa e de assistência social, sem fins lucrativos, que
terá duração por tempo indeterminado, com capacidade de atendimento para 36 idosos. Atualmente atendemos 36 idosos, sendo 24 mulheres e 12 homens, com diversas dificuldades e limitações. O atendimento prioriza idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, prioritariamente beneficiários do BPC, que não dispõem de condições para
permanecer com a família, com vivência de situação de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, através de um trabalho humanizado, com ambiência adequada, que propicie satisfação e bem estar, para melhor qualidade de vida, segurança e conforto. A entidade foi construída e é mantida por voluntários que promovem eventos, parcerias e doações, com objetivo de arrecadar fundos para manter, concluir e reformar os setores essenciais da casa, efetuar o pagamento de funcionários e atender necessidades dos idosos. A fundadora da Casa, Adelaide Faria de Graciano, ou somente Dona Adelaide como se tornou conhecida iniciou seu trabalho juntamente com sua família, abrigando um morador de rua, em precárias condições físicas e psicológicas em sua própria casa. Desde então, pessoas em situação semelhante começaram a procurá-la, sendo atendidas sempre sem qualquer preconceito e independentemente da situação que se encontravam. A própria Promoção Social, departamento da Prefeitura do Município existente naquela época, encaminhava pessoas em situação de carência e abandonadas para os cuidados da Dona Adelaide, assim fazendo outras Prefeituras vizinhas, o que transformou um único ato num verdadeiro trabalho de proteção ao próximo. A proposta continua a mesma apenas enfatizando o atendimento aos munícipes. Infelizmente o projeto não contempla a demanda do município, o que ocasiona uma intensa procura por vaga. Em 17 de Novembro de 1988, pela Lei 3.262, foi declarada de Utilidade Pública Municipal a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide e, atualmente, é reconhecida como Utilidade Pública nas três esferas de governo.

OBJETIVO GERAL

Oferecer moradia; cuidado integral; estabelecer e resgatar vínculos familiares e sociais; e proporcionar atividades que envolvam a cidadania, o protagonismo, que considera a singularidades da pessoa idosa de São Bernardo do Campo que não dispõem de condições para permanecer com a família, com vínculos fragilizados ou rompidos, com vivência de situações de violência e negligencia, em situação de rua e de abandono.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Oferecer atendimento personalizado, alimentação e vestuário;

– Promover atividades para resgatar e fortalecer vínculos familiares e/ou comunitários;

– Incentivar a autonomia e reforçar o desenvolvimento do protagonismo;

– Promover atividades culturais, lúdicas, de lazer, de esporte e ocupacional internas e externas relacionadas às demandas dos residentes;

– Promover acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do sistema de garantia de direitos e às demaispolíticas púbicas setoriais;

– Proporcionar cuidados a saúde;

– Capacitar trabalhadores;

CONCLUSÃO


A nossa preocupação é que o idoso tenha de fato sua vida preservada, sendo assim, diretoria e voluntários não medem esforços para buscar recursos financeiros.
A casa tem diversas despesas entre elas: folha de pagamento; medicação (que não são fornecidas pelo SUS); gás; combustível; energia elétrica; água; telefone; manutenção em geral; fraldas e absorventes; roupas de cama, mesa e banho; luvas de procedimento; material de higiene pessoal; material de limpeza; alimentação; e material descartável. As nossas fontes de recursos financeiros são: eventos realizados no decorrer do ano; bazar beneficente permanente na entidade, onde vendemos materiais usados (móveis, eletroeletrônico, eletrodomésticos, roupas, calçados, acessórios etc); convênio com a prefeitura do município referente a vinte e cinco vagas (vinte e cinco idosos  encaminhados através da prefeitura custeados de forma parcial); parceiros do projeto “Amigos da Casa” (21 painéis ao redor do muro e espaço para divulgação do nome da empresa; 70% sobre o beneficio recebido pelo idoso.
A maioria recebe um Benefício de Prestação Continuada – BPC, isto quer dizer não tem direito ao 13º salário); e realizamos campanhas permanentes pedindo doações para a comunidade e amigos. É gratificante saber que existem pessoas preocupadas em contribuir com os idosos institucionalizados, que não conseguem lutar pelos seus direitos. O idoso faz parte da sociedade e é dever do país respeitá-lo como cidadão e contribuinte, que fez e faz a história deste país. Nós voluntários e parceiros, procuramos fazer a nossa parte,
proporcionando a eles uma vida digna com qualidade, fortalecendo o direito à cidadania.
Para tanto agradecemos a colaboração e atenção e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento que se fizer necessário.

Henrique Nascimento Martins
Responsável Legal Juraci Batista Alves
Coordenadora ADM

Juraci Batista Alves
Coordenadora ADM

RUA PRÍNCIPE HUMBERTO Nº 250 – V. CAMPESTRE – SBC – SP – CEP: 09725-200
TELEFONES: 4123-9456 OU 4123-1504
Site: www.velhinhosadelaide.org.br e-mail: adm@velhinhosadelaide.org.br / contato@velhinhosadelaide.org.br