lang="pt-BR" Abratt – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIAS NÃO DESTRUTIVAS

noticias

< voltar

O MND a serviço do saneamento do país

Presidente Helio Rosas escreve um artigo especial na revista da AESB. Veja:

De acordo com o Ranking do Saneamento 2023, ainda há 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável e 100 milhões sem acesso à coleta de esgoto no Brasil. Isso equivale a mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento despejados diariamente na natureza. Contudo, ampliar redes de água e esgoto, muitas vezes, implica em atravessar grandes aglomerados urbanos, regiões de grande fluxo e áreas industriais. Esta é uma entre as diversas barreiras para atingir a universalização do atendimento. Neste sentido, a utilização de Métodos Não-Destrutivos (MND) servem como alternativa, utilizando o que há de mais avançado na Engenharia para realizar obras e serviços mais limpos, rápidos, com menor transtorno, menor poluição, melhor custo-benefício e, principalmente, com mais segurança.

Os Métodos Não-Destrutivos incluem uma grande variedade de técnicas para instalação, manutenção, recuperação e monitoramento de redes subterrâneas. No Brasil, a Associação Brasileira de Tecnologias Não Destrutivas (ABRATT) vem atuando há quase 25 anos para difundir os MNDs. Apesar de seu uso ter inúmeras finalidades, é no saneamento que estas tecnologias têm sua principal utilização. O São Paulo No Dig Show, realizado em julho de 2023 e que atraiu milhares de participantes de todo o Brasil e do exterior, demonstrou o potencial que os MNDs têm na perspectiva de universalização do acesso à água e à coleta de esgoto. Mas ainda há muito desconhecimento sobre este tipo de tecnologia, de forma que o avanço das redes subterrâneas, sobretudo em lugares com grande concentração urbana, pareça uma missão intransponível.

As informações que o Ranking do Saneamento nos mostra deixam evidente a necessidade de maior celeridade na ampliação das redes de água e esgoto. Afinal, isso traz significativa melhoria na qualidade de vida da população, melhoria nas questões ambientais e aumento de receita. Os Métodos Não-Destrutivos são uma ferramenta valiosa para que esta meta seja alcançada o mais rápido e de forma mais eficiente possível.