lang="pt-BR" Abratt – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIAS NÃO DESTRUTIVAS

noticias

< voltar

Obra de reabilitação de dutos no Chile comprova a qualidade dos produtos da associada Primus Line.

Obra de reabilitação de dutos no Chile comprova
a qualidade dos produtos da associada Primus Line.

Cliente:
Águas Andinas
Ano de construção:
2019 – 2020
Tipo de Construção:
Reabilitação de um tubo DN400 de concreto reforçado (sem cilindro metálico) usado para conduzir água
potável. A instalação foi realizada em sete seções com um comprimento total de 1.650 m.
Nossos Serviços:
· Fornecimento de revestimento flexível Primus Line® DN350 PN20 (conforme a  norma ANSI/NSF 61)
· Fornecimento de conectores de média pressão Primus Line® DN350 PN20
· Supervisão dos trabalhos de instalação do sistema Primus Line®

Tarefas:
Águas Andinas é a empresa que fornece o serviço de aqueduto e esgoto para Santiago do Chile. Opera redes que, em alguns casos, têm mais de 50 anos e consistem em grande parte de tubos de concreto armado resistentes à pressão. Está é uma tecnologia antiga que começou a ser usada nos anos 1900. O envelhecimento dos tubos causa perdas que atingem 40% do fluxo transportado. A linha “El Carmen – Cerro San Cristóbal” faz parte dessas redes e possui uma localização e comprimento, de modo que para Águas Andinas foi necessário planejar seu reparo com o mínimo impacto nas atividades da cidade.

 

Detalhes técnicos:

Material de tubo existente: Concreto armado sem cilindro de metalMeio transportado: Água potávelDiâmetro do tubo existente: 400 mmPressão do trabalho: 5 baresSistema Primus Line®: Revestimento flexível Primus Line DN 350 PN 20 e 14 conectores DN 350 com flanges DIN PN 10
Comprimento total: 1650 m

Número de seções: 7 seções de 81 m, 232 m, 232 m, 351 m, 351 m, 88 me 315 m

Tempo de instalação: 4 meses (devido à restrição de trabalhar apenas alguns dias todos os meses)

 

Sistema de reabilitação:
O sistema Primus Line® está em conformidade com a EN ISO 11295: 2017 (classificação e informações sobre o projeto e aplicação de sistemas de tubulações poliméricas para reabilitação). O sistema possui umcamada de reforço Kevlar® e conectores especialmente desenvolvidos para esta aplicação. O referido reforço permite que o sistema suporte a pressão operacional por conta própria e não requer conexão com a tubulação existente, para que haja um espaço anular. O revestimento reforçado é fabricado perfeitamente em uma fábrica de produção com certificação ISO 9001 na Alemanha e depois transportada para o canteiro de obras em um carretel. Graças à sua flexibilidade, o revestimento pode passar por cotovelos de até 45 °, pode ser instalado em comprimentos superiores a 1.000 metros em uma única seção e a uma velocidade de até 600 metros por hora.
Descrição do projeto:
O projeto foi concedido à Outer LTDA., Empresa que trabalhou em conjunto com outro empreiteiro que realizou a cavar poços e desvios para garantir que o suprimento de água não seja interrompido. O revestimento foi preparado na Alemanha nos armazéns da Primus Line. O comprimento total de todas as seções foi dobrado em um “U” e enrolado em três tambores de transporte. Na chegada, o revestimento foi transferido a três tambores menores para poder carregá-lo pelo caminho estreito em direção ao Cerro San Cristóbal.A Outer trabalhou em conjunto com o SPA Fluvius Chile para garantir que duas seções que pudessem ser reabilitadas da mesma forma cada vez que a linha estiver fora de serviço. Dessa maneira, as sete seções poderiam terminar em quatro meses. Após limpar cada seção, o revestimento Primus Line foi inserido com velocidades de até 10 metros por minuto. No final, o teste de pressão foi realizado com sucesso. A vida útil desta linha foi estendida por mais de 50 anos. O projeto foi um excelente trabalho de equipe de Outer, Fluvius e a equipe técnica da Linha Primus que supervisionou o trabalho.